Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página Inicial > Histórico
Início do conteúdo da página

Histórico

Acessos: 2582

10rcmec

 

     Suas origens remontam à Companhia de Cavalaria de Mato Grosso, criada em 22 de fevereiro de 1839, com sede em Cuiabá, na então Província de Mato Grosso. Tinha por finalidade manter a posse da terra e dar segurança aos pequenos núcleos de povoamento originários das pousadas dos bandeirantes.

     Em meados do Século XIX, com a denominação de 1º Corpo de Cavalaria de Mato Grosso, encontrava-se em Nioaque junto à região do Baixo Paraguai. Naquela época, mantinha guarnições destacadas nas colônias militares criadas para povoar áreas isoladas próximas da fronteira. Dentre elas, a Colônia Militar dos Dourados foi palco da Epopeia dos Dourados, episódio marcado pelo sacrifício do Tenente Antonio João diante do ataque do invasor nos primórdios da Guerra da Tríplice Aliança.

     No avanço daquele conflito armado, o maior da história da América do Sul, a Unidade participou da Campanha do Mato Grosso sob o comando do Coronel José Antônio Dias da Silva. Nesse contexto, os feitos dos seus soldados e do então Capitão Pedro Rufino foram vitais para as tropas brasileiras que participaram da Retirada da Laguna.

     Em 1906, o Regimento recebeu a ordem para deslocar-se para a vila de Bela Vista, onde chegou em dezembro daquele ano. A partir de então, foi iniciado o estabelecimento do forte e duradouro vínculo com a comunidade que tão fraternalmente o acolheu.

     Em dezembro de 1938, em solenidade na cidade do Rio de Janeiro, recebeu a denominação histórica de Regimento Antonio João. Naquela mesma ocasião, o seu estandarte foi recebido diretamente das mãos do então Presidente da República, o Senhor Getúlio Vargas.

     Em 1985, foi iniciado o seu processo de mecanização com o recebimento das viaturas blindadas Cascavel e Urutu. Com essa transformação, passou a ser denominado 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado.

 

Fim do conteúdo da página